Imagem capa - Escolhendo madrinhas e padrinhos: Afeto ou Consideração? por Charline Caldas Photography
Dicas

Escolhendo madrinhas e padrinhos: Afeto ou Consideração?

Como fotógrafa de casamentos estou sempre vendo e revendo muitos acontecimentos felizes e infelizes devido á escolha das madrinhas e padrinhos em diversos casamentos, e por isso decidi escrever esse post, de acordo com minha opinião, quais critérios considero importantes para realizar essa escolha para você não acabar tendo dor de cabeça ou desapontamentos no seu grande dia.




Vamos lá!

Quando falamos em madrinhas e padrinhos, na teoria significa que serão pessoas importantes e amigos queridos que fazem parte da vida da noiva/do noivo ou de ambos. Pessoas que estão sempre presentes seja de corpo ou de alma, sempre prontos a somar e dividir, que são parceiros e estão ali para o que der e vier. Certo? 

Bem, nem sempre.

Muita gente acaba convidando pessoas que não são exatamente bons amigos, eu ouço muitos motivos: "Eles nos convidaram para ser padrinhos deles, então tivemos que convidá-los também", "Meus pais consideram muito eles e nos pediram para convidá-los", "Ele ou ela se convidou! Não tive como dizer não", "Eu precisa de mais um casal para igualar os dois lados", entre outras.


Mas o que pode dar errado em convidar alguém levando em conta esses motivos? Ás vezes nada e ás vezes muita coisa, por exemplo:


Madrinhas que não aceitam modelo e cor que a noiva pede e ficam reclamando e entrando em desacordo, gerando estresse e ansiedade. Afinal o grande dia é muito importante para a noiva e uma boa amiga sabe disso, então ela aceitará os pedidos para tornar essa data especial e no máximo, irá dar dicas para melhorar e ajudar na escolha da noiva. Mas uma pessoa que não tem tanto carinho e amizade assim, vai pensar apenas em sí mesma e no seu próprio querer.


Madrinhas e padrinhos que aparecem de surpresa na igreja com cores e modelos diferentes que os noivos pediram. Muita gente não se importa com isso, mas muita gente se importa e muito! E aí na hora das fotos ou coreografias, aquilo que os noivos imaginaram e planejaram vai ter ido por água abaixo.


Aqueles que não aceitam o par que os noivos escolheram e ficam fazendo joguinhos emocionais para poder levar quem quiser e acabam levando pessoas que trazem certo desapontamento para os noivos. 


Que não se esforçam para comparecer aos ensaios (Seja de coreografias da balada ou cerimônia).


Que chegam atrasados e acabam atrasando o início da cerimônia, ou até mesmo chegam depois que ela começou. E quando eu digo que chegaram atrasados, não foi por causa de imprevistos inevitáveis, mas por falta de planejamento e organização, ou seja, falta de compromisso com o sonho do casal.


Que desistem de ser padrinhos na última hora.



Enfim, são variados os problemas que podem ocorrer. Assustou não foi? Pois é, por isso eu digo que a escolha é muito importante e deve ser levada a sério. O casamento será um dia único, importante e especial demais para deixar que terceiros tirem a sua paz e baguncem todo o planejamento que você levou meses ou até anos para fazer. Por isso pense bem, reflita, faça comparações e leve tudo em consideração para selecionar as pessoas que estarão ao seu lado no seu dia. Uma boa escolha irá lhe poupar muita dor de cabeça e estresse, e você será recompensada em ter apenas pessoas ao seu lado que conhecem e fazem parte do seu sonho, e que farão o possível para tornar seu casamento incrível como você merece.

Boa sorte e boa escolha!